quinta-feira, 31 de março de 2011
FÁCIL E DIFÍCIL, por Carlos Drumond de Andrade
Fácil é perguntar o que deseja saber.
Difícil é estar preparado para escutar esta resposta
Fácil é orar todas as noites.
Difícil é encontrar Deus nas pequenas coisas…
Falar é completamente fácil, quando se têm palavras em mente que expressem sua opinião. Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer…
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros…
Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ela deseja ouvir.
Difícil é ser amigo para todas horas e dizer sempre a verdade quando for preciso…
Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta.
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer.
Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo lhe deixa irritado.
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece…
Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã.
Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa…
Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.
Difícil é mentir para o nosso coração…
Fácil é ver o que queremos enxergar.
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto…
Fácil é querer ser o que quiser.
Difícil é ter certeza do que realmente és…
Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade.
Difícil é sorrir com vontade de chorar (ou vice-versa)…
Fácil é ferir quem nos ama.
Difícil é tentar curar esta ferida…
Fácil é ditar regras.
Difícil é seguí-las…
Fácil é sonhar todas as noites.
Difícil é lutar por um sonho…
Fácil é exibir sua vitória a todos.
Difícil é assumir a sua derrota com dignidade…
Fácil é viver o presente.
Difícil é se desvencilhar do passado…
Fácil é saber que está rodeado pôr pessoas queridas.
Difícil é saber que está se sentindo só no meio delas…
Fácil é desfrutar a vida a cada dia.
Difícil é dar o verdadeiro valor a ela…
Fácil é...
Carlos Drumond de Andrade é considerado o poeta mais completo da língua portuguesa. Nasceu em Itabira, Minas Gerais, mas viveu quase toda a sua vida no Rio de Janeiro. Publicou vários livros.
quarta-feira, 30 de março de 2011
Baixo Jequitinhonha apresenta a Nova AMBAJ
Na última terça-feira, 29, os prefeitos legalmente associados à Nova AMBAJ, entidade que representa os interesses dos municípios do Baixo Jequitinhonha, reuniram-se para escolher sua nova diretoria.
Antes da reunião, o presidente da Nova AMBAJ e prefeito de Divisópolis, Euder Mendes, fez questão de apresentar aos prefeitos o resultado da reforma do antigo prédio da falida e extinta AMBAJ (
Em entrevista exclusiva, o presidente Euder Mendes falou que no final de 2009 o então governador Aécio Neves liberou R$ 800 mil reais para reestruturação da Nova AMBAJ.
Prefeito de Divisópolis - MG , Euder Mendes, presidente da Nova AMBAJ
O Diário do Jequi espera que o atual e também os próximos gestores da Nova AMBAJ continuem surpreendendo de forma positiva toda a comunidade do Baixo Jequitinhonha.
José Alencar, um guerreiro, um companheiro
Lula anunciou que dedicará ao seu vice-presidente o doutoramento honoris causa que recebe esta quarta-feira de manhã na Universidade de Coimbra.
Dilma Rousseff já ofereceu à família o Palácio do Planalto para que o corpo seja velado e decretou um luto de sete dias.
Em nota, PT lamenta falecimento e destaca companheirismo de José Alencar
Nota de Pesar
Neste momento de luto, o PT manifesta sua solidariedade à esposa Dona Mariza, filhos, netos e amigos de José Alencar.São Paulo, 29 de março de 2011.
Rui Falcão
Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores (em exercício).
O velório do ex-vice-presidente da República José Alencar será realizado na quarta-feira, 30.3, no Palácio do Planalto, a partir das 10h30.
SESC Almenara promove cultura e lazer em cidades do Vale
Cirurgiões Dentistas lamentam morte de Edinho
Estamos todos em luto e levamos as nossas condolências aos familiares e amigos.
Abraços,
Cláudio Geraldo de Sousa
Vice-Presidente da ABO-Regional do Jequitinhonha
José Alencar, um brasileiro simples e alegre
terça-feira, 29 de março de 2011
Rio Negro e Solimões em Veredinha
Acidente no trevo de Capelinha deixa vítima fatal
Texto e fotos do Portal Aranãs, de Capelinha.
Santo Antônio do Jacinto reforça a guerra contra dengue
Pedra Azul faz adequação paisagística de principal avenida
segunda-feira, 28 de março de 2011
Tragédia com jovens leva Blog a 6.397 visitas, no domingo
Tragédia com jovens leva Blog a 6.397 visitas, no domingo
O Blog do Banu bateu recorde de acessos a páginas, neste domingo, dia 27 de março de 2.011. Segundo estatísticas do Google foram feitas 6.397 visitas,conforme gráfico abaixo. Este fato é consequência da busca de informações sobre o trágico acidente na estrada de Gangorras-Buriti/Ijicatu, em José Gonçaves de Minas, em que vitimou os jovens Edson Sena e João Paulo, no sábado, dia 26.03.
Muitas pessoas da região, principalmente aqueles que moram em outras cidades distantes daqui, acessaram o Blog do Banu para obter informações.
O assunto sobre tragédia e morte assusta e atrai a atenção de todos. Quando os jovens estão envolvidos o assunto interessa ainda mais à juventude.
Vida e morte são temas de forte presença na vida indefinida e conturbada dos jovens. Por isso, o grande apelo de comunicação.
A tragédia mexeu com as cabeças, corações e nervos dos adolescentes e jovens da região do Médio Jequitinhonha, onde os rapazes envolvidos no acidente são muito conhecidos e queridos.
Em um próximo post, voltaremos ao tema.
A juventude quer viver intensamente, mas vem morrendo tragicamente.
Dilma homenageia artesã do Vale do Jequitinhonha em abertura de exposição
Presidenta Dilma Roussef e a artista Dona Isabel, de Ponto dos Volantes
"Essa é uma afirmação das mulheres brasileiras que foram capazes de produzir artistas fantásticas, com talento para expor no Brasil e em todo mundo", disse a presidenta. A mostra foi um pedido pessoal da presidenta para comemorar o Mês da Mulher. Ela ficará aberta ao público de 24 de março a 5 de maio, entre as 10h e as 16h.
A artesã e bonequeira, de 86 anos, disse que aprendeu a fazer bonecas de barro quando criança, aproveitando o ofício de sua mãe que produzia panelas de barro. "Ela fazia panelas e eu comecei a fazer bonecas. Depois eu comecei a inventar outros objetos como flores de barro", contou ela que disse ter visto muitas pessoas reproduzirem sua arte e fazer das bonecas um sustento no norte de Minas Gerais.
A grande estrela da exposição é o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral, símbolo do Movimento Antropofágico, característica maior do Modernismo brasileiro. O quadro foi emprestado do Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires (Malba).
Além de Abaporu, estão expostas de Tarsila as obras, os Garimpeiros (1938), O Porto (1953), Nu (1922), Retrato de Vera Vicente de Azevedo (1937) e dois autorretratos pintados em 1921 e 1923.
De Anita Malfatti o visitante terá a oportunidade de ver quadros como Valência (1927), Canal de Veneza (1927), Paisagem de Ouro Preto (1958).Dona Isabel e uma de suas criações artísticas: uma boneca vestida de noiva
A exposição também apresenta obras de Djanira, inclusive um painel pintado em 1963 que fica no gabinete da Presidência da República e a tela Costureira (1951).
Abaporu é a única peça na exposição pertencente a um colecionador particular. As demais são propriedade de órgãos públicos, como o Banco Central, Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e dos acervos do Museu de Arte Brasileira da FAAP, do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, do Museu de Arte de Brasília, do Museu Nacional de Belas Artes, do Museu Castro Maya e do Museu da República.
A exposição é dividida em oito blocos. O primeiro reúne 29 pinturas, com as principais representantes do modernismo brasileiro, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, além de Djanira. E obras das artistas Zélia Salgado, Tomie Ohtake, Leda Catunda, entre outras.
O segundo bloco é composto por desenhos de artistas como Noêmia Mourão e Mira Schendel. O passeio pela mostra conduz ao espaço que concentra 14 esculturas e objetos criados por Regina Silveira, Mary Vieira e Maria Martins. Impressiona a leveza da obra Folhas, de Geórgia Kyriakakis, uma instalação feita de cerâmica pintada.
Na seção de gravuras estão dispostas 18 peças de autoras como Renina Katz, Maria Bonomi, Anna Letycia e Fayga Ostrower, além de obras fotográficas de artistas como Rosângela Rennó. O espaço dedicado à tapeçaria reúne peças de Gilda Azevedo e Shirley Paes Leme. Já na seção de obras populares, estão expostas pinturas de Dalva de Oliveira, Cidinha Pereira e Zica Bergami.
Regional de Saúde Pedra Azul capacita monitores no Travessia
Durante o evento, Maria Lúcia ressaltou o trabalho realizado pela GRS Pedra Azul e disse que o sucesso do projeto na região Médio e Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas, é resultado das ações conjuntas entre a GRS e os monitores.
Projeto Travessia
O Projeto Travessia é uma estratégia do governo do Estado de Minas Gerais para beneficiar os moradores dos municípios do Estado de Minas com baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, proporcionando melhores condições de saúde, educação e saneamento básico e para fortalecer a implantação do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde (PDAPS).
A intenção é dar um choque de qualidade à atenção primária, padronizar o cuidado e tornar o estado de Minas Gerais o melhor estado para se viver. Uma das principais metas é reduzir gastos controláveis, em especial através da redução de internações por causas sensíveis ao cuidado primário.
Autor: Allan Campos / GRS - Pedra Azul- Fonte:http://www.saude.mg.gov.br/noticias
Infância Perdida
Capelinha: Iniciado processo de cassação de vereadores
Cruzeiro se classifica. América TO assume vice-liderança
domingo, 27 de março de 2011
O Declínio do Municipalismo por Rudá Ricci
Este texto foi publicado no Blog de Esquerda em Esquerda Rudá Ricci é sociólogo, cientista político, doutor em ciências sociais e professor da PUC-MG. É responsável pela publicação do Blog De esquerda em esquerda.
sábado, 26 de março de 2011
Berilo: Dois jovens morrem em grave acidente na estrada de Gangorras
Um grave acidente na estrada de acesso de José Gonçalves de Minas para o povoado de Buriti-Ijicatu levou à morte dois jovens da cidade de Berilo. João Paulo e Edson Vieira Sena faleceram em virtude do capotamento do veículo Novo Uno, vermelho, que os transportava para a cidade de Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.
Eles vinham de um festa de aniversário de emancipação do município de José Gonçalves de Minas, ex-Gangorras, juntamente com o amigo Marthon César Ribeiro da Silva. Marthon foi o único tripulante a se salvar. Ficou desacordado. Após os primeiros socorros, foi atendido no Hospital de Berilo de onde foi removido para o Hospital Santa Rosália, em Teófilo Otoi. Sofreu ferimentos na boca, tendo quebrado vários dentes frontais, tendo bastante sangramento. Há suspeitas de fratura da clavícula.
Este é o trecho do trágico acidenteO acidente aconteceu nesta manhã de sábado, 26.03, por volta da 7:45 horas, na proximidade do assentamento da CEMIG, localidade conhecida como "casinhas". A estrada recebeu recentemente o asfaltamento do Proacesso. Há informações que os jovens teriam passado a noite divertindo-se, fazendo uso de bebidas alcóolicas.Um vaqueiro, principal testemunha do acidente, informou que o carro, em velocidade média de 100 km, seguia numa reta, quando passou por umas jovens e todos do carro mexeram com elas. Logo depois, viu o carro sair da pista e capotar por várias vezes. Informou-se que os rapazes foram arremeçados para fora do veículo, pois nenhum deles usava cinto de segurança.
A tragédia levou a uma comoção na cidade de Berilo onde os jovens são bastante conhecidos e gozam de muitas amizades. A feira de sábado, onde muitos se encontram alegres e contando casos, foi de um tristeza jamais vista. Muitas pessoas procuraram os familiares dos jovens para lhes dar conforto e apoio, nesta hora dramática. Quem são os jovens
Edson Sena, o Edinho, era um jovem cirurgião dentista. Natural de Berilo, filho da professora Lourdes Sena. Exercia sua profissão em Araçuaí, onde tinha consultório. É conhecido na cidade como Dr. Sena. Sempre participava das festas da região acompanhado dos seus amigos inseparáveis João Paulo e Marthon César. Edinho está sendo velado na residência de sua família no Bairro São Francisco, em Berilo.
João Paulo trabalhava com seus irmãos Ânderson e Emerson na Loja Gêmeos, no centro de Berilo. Natural de Virgem da Lapa, tinha muitos amigos em Berilo. Ele iria para Belo Horizonte, neste final de semana, onde trabalharia como segurança e continuaria seus estudos. Há informações que ele estava se despedindo dos amigos por ter que se mudar para a capital. João Paulo está sendo velado na Funerária Caminho do Céu em Berilo. Ainda nesta noite de sábado, ele irá para Virgem da Lapa, onde parentes e amigos irão desperdir-se dele, na residência de sua avó.
Marthon César participa de promoção de eventos em Berilo e em cidades vizinhas. No início deste mês, lançou o Bloco Sarapinga, o trio elétrico do Carnaval de Berilo. Sempre foi um grande amigo de Edinho e João Paulo.
Fotos: O Xarope - Eunápolis - BA que estava fazendo cobertura fotográfica da festa de José Gonçalves de Minas.
América de Teófilo Otoni pode ser vice-líder neste domingo
Pastoral da Criança elege nova coordenação regional
No dia 12 de março, foi realizada, no Centro Pastoral Diocesano, uma assembléia indicativa com o objetivo de eleger a nova coordenação da Pastoral da Criança na Diocese de Araçuaí, Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas.
A assembléia indicativa teve a participação de representantes de 15 paróquias da Diocese onde a Pastoral da Criança atua.
A reunião contou com momentos de espiritualidade, trabalhos em grupo, reflexão e palestras sobre os trabalhos desenvolvidos pela pastoral em favor da vida. Durante o encontro que durou todo o final de semana, os participantes tiveram uma grande responsabilidade. Eleger as pessoas que vão estar a frente da Pastoral da Criança na Diocese.
A Pastoral tem grandes desafios a vencer; fortalecer os núcleos onde a pastoral já atua; animar e encher de esperança os voluntários; expandir as ações a outras paróquias, e principalmente, trabalhar em favor daqueles menos favorecidos. São metas a serem cumpridas pela nova coordenação.
Durante a assembléia, foi construído com os participantes o perfil do coordenador diocesano. No fim dos trabalhos foi elaborada uma lista tríplice entregue ao bispo diocesano, que ratificou o nome do novo coordenador diocesano: Joana Nilda Jardim de Deus da Paróquia de Coronel Murta
A nova coordenação terá um mandato de 2 anos podendo concorrer a três reeleições.
Fonte: TV ARAÇUAÍ, com repórter André Sá
Capelinha fez 98 anos
sexta-feira, 25 de março de 2011
Capelinha: Câmara analisa denúncias contra três vereadores
Entenda o Caso
A Câmara Municipal de Capelinha recebeu, no dia 14 de março, denúncia contra os vereadores Valdir do Táxi/PPS, Cabo Rocha/PV e Gedalvo Fernandes/PMDB por suposta falsificação de documento.
Vereador confirma denúncia
O vereador Gedalvo Fernandes, durante a reunião e fazendo uso da palavra franca, confirmou ter assinado uma segunda ata no escritório do advogado Wárley Maia, porém “não sabia do teor do documento”.
Ficha Limpa tira mandato do deputado estadual Jayro Lessa
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a Lei da Ficha Limpa
não valeu para as eleições do ano passado deve mudar a configuração da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a bancada mineira na Câmara dos Deputados.
O deputado estadual Jayro Lessa (DEM-MG) está com os dias contados. Sua vaga deve ser assumida pelo deputado Pinduca Ferreira (PP-MG).
Segundo o TRE-MG, Pinduca que tem sua base eleitoral na região metropolitana, principalmente em Betim, está praticamente garantido na casa. Ele foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado por compra de votos e abuso de poder econômico. Ele recorreu ao STF contra decisões da Justiça Eleitoral mineira e do TSE, que negaram o registro da candidatura, e teve 61.315 votos.
Pinduca deve assumir a cadeira de Jayro Lessa, do DEM, que integrou coligação com o PP e o PSDB. Lessa teve 54.594 votos.Governo lança projetos com universidades para desenvolver Vale do Jequitinhonha
MONTES CLAROS (24/03/11) - O Governo de Minas lançou, nesta quinta-feira (24), na Universidade Estadual de Montes Claros, no Norte de Minas, os editais dos projetos Universidade Cidadã e Universitário Cidadão.
O Universidade Cidadã tem o objetivo de financiar projetos e ações que visem ao desenvolvimento social e econômico das regiões que se encontram na área de atuação da Sedvan. Já o edital do Universitário Cidadão tem como foco a estruturação de equipes de trabalho, compostas por estudantes do ensino superior, para atuar nas ações desenvolvidas pelo sistema Sedvan/Idene.
Sobre o Universidade Cidadã, o secretário Gil Pereira explicou que universidades, faculdades e institutos de educação superior poderão desenvolver projetos nas áreas de saúde, educação, habitação, trabalho e renda, esporte, meio ambiente, cultura e assistência social.
O secretário explicou ainda que cada instituição poderá inscrever até três projetos, sendo que serão liberados recursos de até R$ 30 mil para cada projeto. “Se as instituições optarem por desenvolver apenas um projeto, mas que integre mais de uma área, poderão receber recursos de até R$ 100 mil”, explicou Gil Pereira.
Uma comissão será responsável por avaliar a viabilidade de cada projeto e permitirá ou não a liberação dos recursos, provenientes do Governo do Estado.
Marcelo Garcia disse ainda que o Governo do Estado pretende implantar uma Agenda Social nas regiões carentes de Minas. “Nosso projeto é que cada secretaria de Estado realize uma ação específica nessas regiões, alavancando o desenvolvimento das cidades mais carentes”, completou.
Para o representante da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Giovanio Aguiar, a iniciativa do Governo de Minas é de suma importância para o desenvolvimento social das regiões do Norte de Minas, Central e Vales Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus. “A mudança social acontece a partir do conhecimento. Portanto, é indispensável a participação das instituições de educação e dos alunos doando conhecimento para o bem dos seus conterrâneos”, apontou.
Estiveram presentes no evento, representantes de mais de 30 instituições de ensino do Norte e Nordeste de Minas.
Um projeto para os acadêmicos
O edital do Universitário Cidadão, lançado também nesta quinta-feira (24), é direcionado especialmente para os acadêmicos. Os universitários envolvidos terão a oportunidade de realizar intercâmbio técnico e cultural, como atividade extracurricular e prática de ensino. Durante o processo de seleção, serão escolhidos 1,3 mil universitários, conforme a sua área de atuação, com remuneração por meio de bolsas de estudos, no valor de R$ 600, divididos em seis parcelar mensais.
O credenciamento de instituições de ensino superior e as inscrições dos acadêmicos poderão ser feitas do dia 30 de março até 30 de abril. Os editais e a fichas de credenciamento e inscrição poderão ser baixados no site www.idene.mg.gov.br.
Toda documentação deverá ser encaminhada para a Secretaria para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), localizada no endereço Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº, bairro Serra Verde - Cidade Administrativa, prédio Gerais, 8º andar – CEP: 31.630-901 - Belo Horizonte/MG.
Publicado na Agência Minas
40 milhões acessam os blogs no Brasil
74 milhões de brasileiros navegam na internet
O número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010, segundo o Ibope Nielsen Online.
Banda Larga é um Direito Seu!
“Uma ação pela Internet barata, de qualidade e para todos", são muitos os desafios e debates que envolvem o acesso à banda larga e sua plena utilização no Brasil. O Plano Nacional de Banda Larga nasceu com o objetivo de reverter à atual situação de uma Internet cara, lenta e para poucos, mas é insuficiente para isso, e sofre com a pressão das empresas de telecomunicações, que ameaçam seus objetivos.
Escolas Mineiras: sem propaganda é melhor
O governo Aécio maquiou a situação das escolas mineiras.
Investimentos de R$ 545 milhões da Copanor são insuficientes
Recursos são insuficientes para atender demanda do Vale e norte de Minas A água potável falta em muitas casas em comunidades com menos de 200 habitantes
O total de investimentos do Governo no Nordeste de Minas, por intermédio da Copanor, em obras de Saneamento, é de R$ 545 milhões, beneficiando 92 municípios mineiros e 463 localidades.
Porém, estes recursos são insuficientes para atender a demanda de pequenas comunidades do norte e nordeste de Minas, que vêm passando aperto para terem acesso à agua potável. As prefeituras são procuradas para resolverem o problema.
Na Audiência Pública do PPAG, realizada em Itaobim, no Médio Jequitinhonha, em novembro de 2010, a Copanor foi questionada em alguns pontos. A previsão inicial era de investimento de R$ 80 milhões, em 2011.
Um protesto geral fez com que este montante aumentasse. Porém, é ainda insuficiente, visto que a maioria das comunidades necessita de novos sistemas de abastecimento de água.
Outros pontos foram destacados:
- a empresa continua excluindo o atendimento a comunidades com população abaixo de 200 habitantes. O consumo de água é mais que um direito animal, é um direito humano;
- quais as origens dos recursos de financiamento, já que é proibido o uso do Fundo Estadual de Saúde; - não é divulgado relatório mensal da qualidade da água conforme Código de Saúde de Minas, uma vez que a qualidade da água fornecida vem caindo a olhos vistos ou bocas sentidas.
- servidores da Copasa, mais experientes, vem sido substituídos por novos servidores, sem a preocupação da manutenção de oferta de bons serviços;
- as taxas cobradas têm sido majoradas, ao contrário do que a propaganda oficial divulga.
As reivindicações ficaram de ser analisadas pela direção da empresa. Oficialmente, somente o montante previsto dos recursos foi revisto e aumentado.
Municípios beneficiados
O município de Itinga recebeu investimentos da Copanor da ordem de R$ 10 milhões, que foram aplicados na implantação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário na sede municipal e nas localidades de Jacaré, Taquaral, Pasmadinho e Ponte do Pasmado.
Além dos sistemas, as localidades receberam, também, 75 módulos sanitários compostos por vaso sanitário, pia, chuveiro, caixa d’água, tanque e bojo duplo, garantindo mais qualidade de vida para a população.
A Copanor está investindo outros R$ 12 milhões nos municípios de Itaobim, Jequitinhonha, Joaíma, Ponto dos volantes, Felisburgo, Araçuaí, entre outros na região.
Copanor, o que é
A Copanor - “Copasa – Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A” foi criada, em 2007, pelo Governo de Minas Gerais, com o objetivo de aumentar o índice de atendimento de água e esgoto e reduzir a taxa de mortalidade infantil das comunidades da região Norte do Estado e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Atende a 92 municípios do norte e nordeste de Minas, beneficiando mais de 226 mil pessoas.
Com informações do site da Copanor e ASCOM da Assembléia Legislativa de Minas