domingo, 31 de maio de 2009

Petrobras descobre petróleo na Bacia do Jequitinhonha

Desde o final de 2008, a Petrobras vem informando a comprovação da presença de hidrocarbonetos em um poço pioneiro (1-BAS-147), localizado ao sul da Bacia do Jequitinhonha, em reservatórios arenosos acima da camada de sal.
Segundo a empresa a descoberta indica “o bom potencial daquela bacia”.
O poço é operado pela Petrobras ( que tem 60% de participação) e localiza-se na Bacia Marítima – Jequitinhonha – 3 (BM-J-3), onde a estatal brasileira tem como sócia a StatoilHydro, com os outros 40%.
O bloco está localizado a 74 quilômetros da costa do Estado da Bahia, em lâmina d'água profunda, 2.354 metros, com os reservatórios situados a aproximadamente 3.630 metros de profundidade.
A Petrobrás informa, ainda, que a extensão da jazida e sua economicidade serão avaliadas posteriormente em Plano de Avaliação a ser proposto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme determina o contrato de concessão.
Adianta, porém, que as perfurações terão seguimento até profundidades maiores, conforme programação original.
Fonte: Dados de Nota Oficial da Petrobrás e
http://www.diariodonordeste.globo.com/

Lan house tem 50% dos acessos à internet

Governo estuda projeto de apoio a lan houses

O governo federal começa a estudar a elaboração de um projeto para qualificar as lan houses. A informação é do assessor especial da Presidência da República e coordenador das ações de inclusão digital, Cezar Alvarez. Segundo ele, o objetivo é facilitar o registro dessas pequenas empresas, que funcionam, em grande parte, informalmente, mas que são responsáveis por 50% dos acessos à internet no país, como apontam as pesquisas.
A previsão é de que a minuta do projeto das lan houses fique pronta em dois a três meses.
O coordenador do Comitê para Democratização da Informática representante de lan houses, Mário Brandão, acha que o apoio poderia vir mesmo do Programa Nacional de Telecentros, aproveitando experiências de sucessos já existentes no país. Ele citou casos de municípios do Nordeste, onde as prefeituras criaram uma espécie de “cheque conexão”, que é distribuído entre alunos das escolas públicas, para que possam acessar a internet nesses espaços.Brandão defende uma ampliação desse sistema de bolsas-inclusão para todo o país e, além do custo da hora de conexão, ele reivindica apenas a formação de profissionais na área. Ele ressalta que, por esse sistema, o governo terá redução de gastos de conexão e de compra de equipamentos.
Outras vantagens apontadas dizem respeito aos computadores e programas mais modernos do que os oferecidos nos telecentros e a capacidade de atender, de imediato, um número maior de pessoas, já que existem mais de 100 mil lan houses espalhadas pelo país. “Nós temos mais de um milhão de máquinas, responsáveis por 30 milhões de acessos à internet, especialmente por pessoas de baixa renda”, disse.
O argumento usado pelo governo de não incluir as lan houses no Programa Nacional de Telecentros, de que não pode colocar dinheiro público em estabelecimentos comerciais, é rebatido por Brandão. Segundo ele, o ProUni, programa que dá bolsa para estudantes carentes cursarem universidades particulares, é um bom exemplo de que isso é possível. Ele disse que o projeto que está sendo estudado pelo governo requer a participação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ), que tem um ritmo muito aquém do que é necessário para atender ao setor.
O governo já deu um sinal de que compreende a importância das lan houses na inclusão digital. Recentemente, alterou a classificação da atividade econômica desses estabelecimentos na Receita Federal de “casas de jogos” para “serviços”. “É um grande avanço”, reconhece Brandão, mas disse que falta modificar a definição interna da atividade e ampliar essa nova classificação para estados e municípios.
JEQUITINHONHA CONECTADA
O proprietário do provedor Informacenter, José Eustáquio Ferreira, de Berilo, informa que as cidades do Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, Berilo, Chapada do Norte e Francisco Badaró, estão conectadas à internet não só nas lan houses, como também nas próprias residências. Este fato se deve ao baixo preço dos serviços oferecidos aos internautas. Estas cidades têm em torno de 2.500 a 3.000 habitantes, com 800 domícilios, porém possuem, em média 300 conexões domiciliares. Isto representa mais de 30% dos domicílios conectados à internet. Estes dados não incluem a zona rural e pequenos povoados que solicitam os serviços da empresa.
Com informações do
Vi o Mundo

sábado, 30 de maio de 2009

AÉCIO, ÚNICA OPÇÃO DA OPOSIÇÃO

Na última semana temos acompanhado informações descabidas plantadas nos meios de comunicação. Surpreendente é que há quem diga que as mesmas estão saindo de pessoas muito próximas ao ex-presidente da República, Sr. Fernando Henrique Cardoso. O fato noticiado afirma que o governador, Aécio Neves, já havia acertado com o governador, José Serra, a composição da Chapa Puro Sangue, com Aécio saindo a Vice. Tais boatos refletem o que todos já sabem, inclusive o Senhor Fernando Henrique, de que o governador Serra, não consegue superar a casa dos 40% de intenção de votos, e assim, numa provável bipolarização, PT x PSDB, esse índice, indubitavelmente, levaria o PSDB a naufragar em um segundo turno, onde o Governo Lula, apostará todas as suas fichas.
Por isso, insistentemente, a cúpula do PSDB paulista, atira para todos os lados que Aécio será o vice de Serra. Eles sabem que as viagens e jantares que o Governador Mineiro vem realizando pelo País, na certa já o recoloca na disputa com intenções de votos superando a casa dos 20%. Número mais do que animador para um candidato que apenas deu o primeiro passo para que sua imagem ultrapasse os limites da região sudeste.
Outro fator importante é que Aécio ainda nem começou a colar sua imagem a do seu avô, o saudoso Tancredo Neves, que na iminência de assumir o País para o primeiro mandato civil, após os 20 anos de Ditadura, sofreu um golpe de sua saúde, levando-o ao óbito. Colar sua imagem ao saudosismo que existe em relação a seu avô, certamente lhe concederia uma elevação ainda maior em suas intenções de votos. Até mesmo José Sarney e Cristovam Buarque, já declararam seus apreços ao ex-governador de Minas e quase Presidente da República, Tancredo Neves.
Um fator que não sai das cabeças dos estrategistas do PSDB, nem dos do PT, é que frente a uma população comovida em relação à doença da Ministra da Casa Civil, e candidata, Dilma Rousseff, somente a imagem de um Presidente eleito, impedido de assumir, por doença fatal, seria capaz de barrar a onda sentimentalista pró-Dilma, ou pelo menos equilibrá-la.
Certo é que o Governo não está dormindo, muito pelo contrário, está com os dois olhos bem abertos, tanto que sua candidata não para de subir nas pesquisas mais recentes. A mesmice da candidatura de Serra, não aliada a Aécio, culminará no segundo turno, em mais quatro anos de governo petista.
Assim, bom seria se o PSDB fizesse logo uma avaliação quanto ao que será melhor, uma Chapa Puro Sangue ou investir na candidatura do Mineiro, que além de ter o maior índice de aprovação entre os governadores brasileiros, está em seu 2º mandato, impedido assim de disputar uma reeleição.
Bom seria garantir Serra mais quatro (ou cinco) anos a frente do maior colégio eleitoral do País, e lançar Aécio ao Planalto, do que não puder assentar-se nas cadeiras nem do Palácio dos Bandeirantes, nem do Palácio do Planalto.
Fonte:
http://conjunturaspoliticas.blogspot.com/

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Nosso Canto VALEMAIS

Nosso Canto VALEMAIS
As rádios e bibliotecas públicas do Vale do Jequitinhonha terão um motivo para comemorar nos próximos meses. Elas receberão, gratuitamente, um kit com 300 músicas convertidas em MP3 dos artistas e grupos culturais da região em CD-ROM, e revista com informações sobre os músicos do projeto. A doação faz parte do Nosso Canto VALEMAIS Jequitinhonha, projeto aprovado pelo Fundo Estadual de Cultura em 2007. O lançamento aconteceu no dia 28 de abril, na cidade de Itaobim, dentro da programação do Seminário de Cultura Popular, na Escola Família-Agrícola Bontempo.
O kit permitirá que as rádios criem programas sobre a música regional e que os ouvintes peçam a sua canção favorita. Já as bibliotecas terão o material disponível em seu acervo. Usuários, agentes culturais e curiosos terão mais uma fonte de pesquisa sobre a música do Jequitinhonha.
Entre os grupos participantes do Nosso Canto estão os Corais Araras Grandes, Lavadeiras de Almenara e Trovadores do Vale, além dos artistas Lira Marques & Frei Chico, Mark Gladston, Paulinho Pedra Azul, Rubinho do Vale e Saulo Laranjeira. Outros artistas, de Minas Gerais, também foram convidados para o projeto do VALEMAIS – Instituto Sociocultural do Jequitinhonha. Entre eles, Bilora, Pedro Morais, Carlinhos Ferreira e Tau Brasil.
Para o idealizador e coordenador Neilton Lima, o projeto surgiu pela vontade de divulgar os músicos regionais nas rádios do Vale. "Com esta iniciativa eu espero que a música do Jequitinhonha ocupe seu merecido espaço, valorizando e difundindo a cultura regional. O objetivo é que o projeto possa desencadear uma série de outras ações, como a abertura de espaço para os artistas na programação cultural dos municípios", enfatiza.
O poeta Gonzaga Medeiros, da cidade de Fronteira dos Vales, no Mucuri, é um dos convidados do Nosso Canto. Ele cedeu algumas de suas poesias, gravadas em 2003, para compor o CD-ROM. "O projeto é uma demonstração do mais vivo interesse das pessoas diretamente envolvidas pela causa da cultura popular do Jequitinhonha. Eu espero que essa iniciativa seja valorizada.”
Informações:
www.onhas.com/nossocanto
VALEMAIS – (31) 25261015
Neilton Lima (coordenador do projeto) – (21) 93739178

Fonte:
http://www.onhas.com.br/

Escolas do Jequitinhonha se destacam em qualidade de educação

Em Língua Portuguesa, Felício dos Santos e Berilo são melhores de Minas.

Duas escolas do chamado Polígono das Secas, no Vale do Jequitinhonha, deram um salto de qualidade, segundo a Secretaria de Estado de Educação, na avaliação do PROEB- Programa de Avaliação da Educação Básica, de 2008, divulgado no mês passado. A Escola Estadual de Felício dos Santos, no Alto Jequitinhonha, ocupa o primeiro lugar de Minas, na avaliação do 5º ano de Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa, com 277,3 pontos. A Escola Estadual de Berilo, no Médio Jequitinhonha, ficou com o 3º lugar, alcançando 263,72 pontos, logo atrás da Escola Estadual Clovis Salgado, de BH, com 266,57 pontos, em 2ºlugar.
Em Matemática, a escola de Felício dos Santos também deu show. No 5º ano do ensino fundamental ficou no 4º lugar, com 263,6 pontos. No 3º ano do Ensino Médio esta escola ficou em 5º lugar, com 309,8 pontos.

CAMINHO DAS PEDRAS
Segundo Sueli Coelho, Diretora da Escola Estadual de Berilo, mais de 320 alunos da sede e de dez comunidades rurais são atendidos na escola. Ela destaca três razões que levaram aos resultados alcançados. Em primeiro lugar, há um envolvimento de todos os professores no incentivo à leitura e escrita, com atenção extra dada aos alunos com mais dificuldades. Todos se tornam alfabetizadores e formadores de leitores, nas salas de aulas, na biblioteca, no pátio da escola, em todos os espaços.
Em segundo lugar, os alunos desenvolvem várias atividades criativas como intercâmbios de cartas, promovem passeatas sobre a conscientização do uso dos recursos naturais como ação de um projeto na área de meio ambiente e participam do Projeto Soletrando.
Em terceiro lugar, mas poderia também ser o primeiro, a Prefeitura Municipal construiu um prédio belíssimo, colorido, coisa de primeiro mundo, e cedeu ao Estado que o equipou e construiu um espaço físico atrativo e um ambiente agradável de estudar e se sentir bem. O calor humano de todos que participam do projeto pedagógico da escola completa este ambiente de estudo, produção de conhecimento, convivência, crescimento e qualidade de vida.
Sueli enfatiza que a Escola alcançou, em 2008, a nota 5,6 na avaliação do IDEB – Índice de Educação Básica, do Ministério de Educação. O MEC estabelece a nota 6,0 como meta para o ano de 2.022. O resultado dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental saltou de 223,7 (Proeb 2007) para 263,72 no Proeb 2008, na disciplina de Língua Portuguesa.

NAS CABEÇAS
A Escola Estadual Felício dos Santos tem muitos motivos para comemorar. Os resultados do Proeb/2008 mostraram que o desempenho dos alunos evoluiu. No 5º ano do ensino fundamental, em Língua Portuguesa, por exemplo, não registrou nenhum aluno no baixo desempenho. “Fico muito feliz. Ano passado enfrentamos a dificuldade de não obter bons resultados nas avaliações externas e hoje estamos nos destacando”, entusiasma-se a diretora Viviane Claudino Campos Rocha.
Com o Programa de Aceleração da Aprendizagem a escola acabou com a distorção idade/série nos anos iniciais do ensino fundamental. Várias medidas foram implantadas, visando a regularização do fluxo escolar e melhoria do desempenho dos alunos dos ensinos fundamental e médio,
A média dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em Língua Portuguesa passou de 182,5 em 2007 para 277,3 em 2008 e não registrou nenhum aluno no baixo desempenho. Além disso, os resultados divulgados pelo PROEB colocam a escola em 1º lugar no Estado. Na disciplina de Matemática, saltou de 200,9 em 2007 para 263,6 em 2008. No ensino médio, os alunos passaram de 289,5 em Matemática no ano de 2007 para 309,8 em 2008.
A maioria dos alunos é de comunidade rural. O município possui seis mil habitantes e a escola recebe cerca de 1.200 estudantes.

O que é o Proeb
O Proeb integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública – SIMAVE, da Secretaria de Estado de Educação, responsável pelas avaliações de desempenho em larga escala na rede pública de ensino de Minas Gerais. A avaliação é feita anualmente, no mês de outubro, com os resultados divulgados em abril, do ano seguinte.
A informação é produzida para o conjunto de alunos de cada unidade escolar. Os resultados do Proeb focalizam a escola e fornecem informações para cada unidade de ensino.

Transplante de Córneas e Lábio-leporino


Cirurgias gratuitas. Você conhece alguém que precisa?
É dificil acreditar, mas tente
1 - A Ampla está buscando 125 crianças que tenham seqüelas como:lábio-leporino e fenda palatina para realizar gratuitamente a cirurgia dereparação.Se você conhece alguém que tenha alguma dessas deficiências, por favor, informe o telefone da Ampla (21) 2562-2822 ou o site
http://www.operacaosorriso.org.br/

Colaborem, ao menos, na divulgação dessa rara atitude de solidariedade empresarial.

2 - Hospital de Sorocaba - Transplante de Córneas

O Jornal da Rede Globo mostrou uma reportagem sobre o Hospital dos
Olhos de Sorocaba-SP. Esse Hospital é da Maçonaria, sem fins lucrativos. Ele é conveniado com o SUS, e tem capacidade para realizar cerca de 300 (trezentos) transplantes de córneas por mês, pois há um estoque de córneas suficiente para a realização dos mesmos.
Entretanto, esse Hospital está realizando somente cerca de 120 (cento e vinte) transplantes por mês, devido a falta de pacientes. As córneas não utilizadas estão sendo jogadas fora por passarem do tempo de utilização / validade !

Repassando de mão em mão, galera, esta mensagem poderá cair nas mãos de alguém que conheça uma pessoa que está a espera de córneas.
Quem se interessar deve entrar em contato com o Hospital Oftalmológico de Sorocaba -SP - telefone - (15) 3212-7009 - de 2ª a 6ª feira
Atenciosamente,

Dr. Eduardo Bezerra - Médico

Por favor, repassem esta mensagem. Você pode não estar precisando, mas sempre há alguém necessitando.
Informações: Verônica Mendes de Souza

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Berilo faz passeata na luta anti-manicomial

Berilo faz passeata na luta anti-manicomial
Pelo terceiro ano consecutivo, os moradores de Berilo, no Médio Jequitinhonha, saíram às ruas em passeata na jornada de luta anti-manicomial, no dia 22 de maio. Mais de 300 participantes, entre os cerca de 50 pacientes portadores de sofrimento mental, familiares, estudantes, professores e lideranças diversas, portavam faixas contra a discriminação, a intolerância e o preconceito. A Secretaria Municipal de Saúde juntou-se com a Escola Estadual Jason de Morais e Escola Estadual de Berilo, além da Escola Técnica Mestra Alice Araújo Fonseca, para organizar o manifesto e chamar a atenção da sociedade para o grave problema de exclusão e opressão sofrida pelas pessoas portadoras de doenças psíquicas.

Uma música de André Cândido, da comunidade Vai Lavando, era entoada pelos manifestantes cuja letra pedia apoio e carinho para os que sofrem, discriminar jamais.
Para Emílio Amaral, o Podô, nos seus quase 80 anos, tudo era festa e alegria.

Programa Cisternas do semi-árido ganha prêmio da ONU

Programa Cisternas do semi-árido ganha prêmio da ONU
O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da Articulação no Semi-árido Brasileiro (ASA), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) recebeu reconhecimento internacional. A ação ganhou o Prêmio Sementes 2009, da Organização das Nações Unidas (ONU), concedido a projetos de países em desenvolvimento feitos em parceria entre organizações não-governamentais, comunidades e governos.
O Programa das cisternas garante o acesso à água a famílias de baixa renda da zona rural de cidades do Semi-árido brasileiro, que enfrenta secas prolongadas de até oito meses por ano. Até abril de 2009, o MDS já havia investido em cerca de 226 mil cisternas, que beneficiaram mais de um milhão de famílias. O investimento total previsto para 2009 é de 107,5 milhões de reais.
Para a diretora da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Neila Batista, o prêmio significa o reconhecimento de uma ação que melhora a qualidade de vida de famílias do sertão nordestino. “Nossa metodologia atende àqueles que têm maior necessidade. Estabelecemos diretrizes de execução e monitoramento, beneficiando famílias do Cadastro Único, quilombolas e indígenas”.
O coordenador da ASA e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Naidison Baptista, diz que o prêmio da ONU é um sinal de que o trabalho deve continuar. “É um incentivo muito grande a todos os envolvidos, que fazem o projeto acontecer. Não só para a ASA, as famílias, os pedreiros, mas também para o MDS, que apoia bravamente o programa, transformando-o em uma política pública”.
Cisternas
Dentro do programa apoiado pelo MDS, há as cisternas menores, que abastecem água para o consumo das famílias, e as maiores, usadas para armazenar água para a produção de alimentos. As cisternas menores, ou de primeira água, fornecem o líquido para beber e preparar os alimentos. Construídas com placas de concreto ao lado da casa, armazenam cerca de 16 mil litros de água da chuva, coletada por calhas no telhado. As famílias colaboram na construção das cisternas, recebem capacitação sobre manejo da água e cuidados com a cisterna e são selecionadas e mobilizadas por meio de comissão ou conselho municipal.
Já as cisternas maiores são chamadas de segunda água ou cisternas para produção porque armazenam uma quantidade maior, que pode passar dos 50 mil litros. A água é usada na agricultura familiar, na produção de alimentos para consumo das famílias beneficiadas. No projeto, há seis tipos de cisternas para a produção, algumas delas suficientes para até 12 famílias. A água pode ser captada da chuva ou de poços subterrâneos.
Outros Prêmios
Esta não é a primeira premiação recebida pelo Programa. A iniciativa já havia sido reconhecida, anteriormente, com o Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, na categoria Sociedade Civil, em 2008; o Prêmio ANA 2006, da Agência Nacional de Águas, na categoria Uso Racional de Recursos Hídricos; e o Prêmio ODM 2005, organizado pelo governo federal, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil) e Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
Fonte: Portal PT

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Jequitinhonha, o Vale dos Esquecidos


Rodrigo Vianna e o Vale do Jequitinhonha
Meu colega Rodrigo Vianna foi ao Vale do Jequitinhonha fazer uma série de reportagens. Assisti no You Tube. Excelente. Jornalismo de primeiríssima qualidade.
A certa altura o Rodrigo lembra que os moradores do Vale melhoraram de vida graças aos programas sociais do governo mas que isso não basta para dar sustentação ao crescimento econômico da região.
De fato, e é isso o que me preocupa nos programas sociais de transferência de renda: como promover a independência de quem se inscreve no Bolsa Família, por exemplo. Nada contra a que essas famílias passem duas décadas recebendo dinheiro público. Ora, se os empresários recebem dinheiro do BNDES a perder de vista, por que o cidadão que precisa não pode receber ajuda?
Mas, como projeto de país de longo prazo, não bastam os programas assistenciais. É preciso investir na educação. E na infraestrutura. No vale do Jequitinhonha, no entanto, a grande atividade econômica é o plantio de eucaliptos para fazer papel e madeira. O tal do deserto verde. Uma atividade que degrada a ecologia e dá pequeno retorno econômico para a população como um todo.
É o tipo de atividade que os europeus, por exemplo, não querem mais. O "deserto verde" concentra a propriedade de terra, suga os recursos hídricos e detona o solo. É através desse tipo de atividade econômica que o Brasil se transforma, aos poucos, num grande exportador de água para a Europa, o Japão e os Estados Unidos. E não recebemos por isso. Em resumo, é uma atividade econômica em que alguns poucos ganham e o Brasil, como um todo, perde.
É aí que enxergo o nó para o projeto de país do PT e de Lula. Os programas de transferência de renda deveriam ser apenas o primeiro passo. O Prouni oferece oportunidade de ensino universitário para milhões de brasileiros que, caso contrário, não teriam acesso à educação superior. Mas acaba funcionando mais como transferência de dinheiro público para universidades de qualidade duvidosa. O Brasil ainda forma mais advogados que engenheiros.
O governo Lula avançou, mas não conseguiu romper com a lógica segundo a qual, na divisão internacional do trabalho, o papel do Brasil acima de tudo é de fornecedor de mão-de-obra, matérias primas, solo, sol e água.
Para quem não assistiu a série do Rodrigo, está aqui. Em minha modesta opinião, nesse momento ele é o melhor telejornalista brasileiro, pela sensibilidade com que lida com as pessoas e os temas.
Este Post está no Blog do jornalista Luiz Carlos Azenha.
Você, que não viu a série de reportagens, aproveite e dê sua opinião.
Quando assistimos certas reportagens sobre o Vale, assustamos com os olhares vesgos e preconceituosos de repórteres e cientistas "neutros".
Eles inda vão ver o que é bom pra difruço!
Quem não pode com formiga, não atiça o formigueiro!!

PT e o Plano B

PT e o Plano B
Apesar de todos do governo afirmarem e reafirmarem a ministra Dilma Rousseff como candidata do Partido dos Trabalhadores ao Palácio do Planalto, e que sua saúde, apesar do câncer, está intacta e pronta para a disputa eleitoral, o PT já dá sinais de possuir sim um Plano B.Nítida expressão desse plano é a propaganda televisiva, onde aparecem nessa ordem, as seguintes personalidades: o ministro da fazenda, Guido Mantega; o ministro de Desenvolvimento Social, Patrus Ananias; e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Muito inteligente, mas, não surpreendente, vindo de um partido que tem o Presidente da República, e assim, não se negligenciaria em não ter um bom estrategista e marqueteiro.
Apresentar Guido Mantega na abertura do programa reafirma a capacidade do PT de gerenciar a economia, alcançando bons resultados e afastando de uma vez por todas a idéia que antecedeu o primeiro mandato de Lula, de que o Partido dos Trabalhadores daria o calote nos fundos financeiros internacionais.
Logo após Mantega, aparece Patrus Ananias, uma cartada certeira, que também tem o seu propósito: aparecer logo depois do conforto de que a economia está fortalecida, ressalta que as Políticas Sociais do Governo Lula, comandadas pelo Ministro, podem coexistir num cenário econômico de responsabilidade, demonstrando que, melhorar a divisão de renda no país e dar atenção aos mais necessitados, não compromete a estabilidade do sistema financeiro, muito pelo contrário, injeta moeda no mercado, revigorando-o. Estar no meio, também significa que as Políticas Sociais é o cerne, o centro das atenções do Governo Petista. Dilma Rousseff aparece em terceiro lugar, e retorna ao final da propaganda, visto que, ainda é o Plano A do Presidente Lula.
Porém não foi desproposital Patrus ser incluído nessa propaganda, vejamos: o Ministro comanda a Pasta (ministério) carro chefe das administrações petista, as Políticas Sociais, é a pasta que chega a mesa do cidadão faminto, que coloca a criança na escola.
E que garante segundo eles, um mínimo de dignidade à família. Além disso, Patrus já foi prefeito da cidade de Belo Horizonte, cidade estratégica para anular o poderio do Governador Aécio Neves. No mesmo sentido, Patrus, é entre as possibilidades dos petistas, aquele que já tem uma densidade eleitoral bastante considerável, visto sua votação em Minas, e, a reboque, encarna a figura do militante histórico, capaz de agregar os intelectuais, mas também, aqueles que saem às ruas, inflamados de emoção e com muito orgulho, exibem a estrela petista no lado esquerdo do peito. É importante lembrar que, caso o candidato seja Patrus, o grande imbróglio em Minas fica resolvido, visto que o caminho ficará aberto para Fernando Pimentel se candidatar ao Palácio da Liberdade. Nesse cenário, estariam no mesmo palanque, em Minas Gerais, Patrus e Pimentel, única aliança capaz de fazer frente a força do Governador Aécio Neves. Portanto, a aparição de Patrus Ananias em Rede Nacional, ao lado do Ministro da Fazenda e da guerreira Dilma Rousseff, o credencia como o Plano “B” dos petistas. Caso a ministra não apresente condições de disputar o pleito em 2010, não tenham dúvidas que Lula lançará seu coordenador do Bolsa Família para a disputa, e a militância petista mineira, tamanha a identificação que tem com Ministro, fará campanha dia e noite, na certeza de que um Verdadeiro Petista dará continuidade ao “Governo do Povo”.
Fonte: Blog Conjunturas Politicas
Leia também no Blog Patrus Governador
Sobre este assunto, veja abaixo os comentários do Blog do Jefferson Marinho
"Dilma é de outra 'família', assim como Dirceu, Palocci, Mercadante, Jacques Wagner, Tarso Genro, profissionais de classe média que se vestem, falam e pensam como classe média. É assim que o eleitor os vê. Por isso, será muito difícil Lula transferir votos para quaisquer deles, além do que, a máquina conduzirá. Seria algo como o ex-presidente Fernando Henrique pedir votos para a ex-senadora Benedita".
"Há apenas um nome para substituir Dilma (em minha visão, mal escolhida por Lula). Esse nome é o ministro Patrus Ananias. Ele pode não ser da família-imagem de primeiro grau de Lula, mas certamente é um primo de segundo grau. Pense num mineirinho de piada, com seu cigarrinho no canto da boca, ironicamente humilde e que tira sarro dos outros que se acham espertos. Se a origem de Lula é campesina, migrante, o mineirinho Patrus também é, só que do interior de Minas.
Alguém como Mazzaroppi, para ajudar a visualizar".
"E ainda com a vantagem de ser o gestor do bolsa família. Mazzaroppi, desculpe, Patrus, como primo mineiro do retirante nordestino, absorverá votos transferidos de Lula, fora da máquina. Sei que os marqueteiros de estúdio dirão que ele não estará na linha dos senadores norte-americanos que eles se amarram. Tanto Kennedy quanto possível. Tanto Clinton quanto possível. Se quiser pode publicar no ex-blog, mas sem meu nome. Escrevi essa nota depois de ler seu comentário sobre a eleição presidencial".
Fonte: Em cima da notícia

terça-feira, 26 de maio de 2009

Poesias do Vale

Gonzaga Medeiros
Fronteira dos Vales

Todos nós em sol maior
Nós somos o Vale,
nós valemos
mais pelo que somos,
menos pelo que temos.

Valendo assim e assim sendo
sempre valeremos.

Em nós o TER perdeu o verbo,
o SER tem mais valor,
é mais verbal,
é o valor que temos
e valendo assim e assim sendo
sempre valeremos.

Doravante, como antes
não mais esperaremos.
O gigante, triunfante,
nós acordaremos.

Conjugando o verbo,
declamando o mesmo verso,
na mesma fila de igreja
para uma só comunhão,
todos nós em sol maior, todos nós,
braços dados no levante,
levantaremos
o estandarte dessa luta-mutirão.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Wesley Pioest
Rubim

Humano fim
Que destino andará meu rumo
Que saudade cantará meu canto
Que sorriso marcarão meus lábios
Que tristeza conterá meu pranto

Que verdade moldará meu rosto
Mas que rima trairá meu verso
Que veneno entornará meu corpo
Que palavra negará meu gesto

Que vestígio deixará meu barco
Que pesares turvarão meus olhos
Que mentira abrigará meu porto

Que momentos cumprirei eu vivo
Que atalhos terei eu andado
Que mistérios restarei eu morto

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Cláudio Bento
Jequitinhonha

Coração de barro
A terra revolvida
logo se transforma
e já o barro moreno
do chão toma corpo
e poesia.

Nas mãos de Lira
o barro é sabedoria.

As mãos de Lira envolvem
esganam a terra
e um coração feito barro
feito amor pulsa e clareia
a canção do povo do Vale.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Banu
Berilo

Entrega parcial
No supermercado do trabalho
vendo barato meu sangue, suor,

músculos, cabeça e mão.
Mas o meu tino de humano
nega a entrega prostituta:
não rendo meu coração.

E esperneio nos pesadelos banais
que fazem rir os normais.
Entro no cio,
manifesto, solto a rebeldia.
E crio,
crendo na fonte da contradição.
E como formiga vou cortando a raiz
deste mundo de cifrão.

Cresço o meu valor
nos olhos e passos d@s companheir@s,
na construção do caminho,
dia-a-dia, permanente.
Até que um dia...
A coroa desta moeda só vai dar cara,
rosto de gente.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Grão Mogol terá Festivale em 2009

Grão Mogol terá Festivale em 2009
O 27º Festivale – Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha será em Grão Mogol. É uma oportunidade para integrar o município ao movimento de cultura popular que vem se realizando desde 1980.
Este evento é itinerante, tendo sido realizado em 18 cidades. Todo ano, na última semana de julho, o evento realiza-se em uma cidade da bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais.
A cidade-sede se torna o palco livre e popular das diversas manifestações culturais que tornaram o Vale uma terra de valor para o seu povo. Há de tudo um pouco: shows com artistas populares, feiras de artesanato, culinária, mostras de vídeos, fotografias, declamação de poesias, roda de violeiros, oficinas de educação popular, literatura e cerâmica, xilogravura, cursos e debates sobre arte e cultura.
A apresentação dos Grupos de Cultura Popular pelas ruas é um dos momentos mais marcantes com os cantos e danças de congada, folia de reis, a trança de fitas e os catopés.
O festival de música popular já revelou pro mundo artistas como Saulo Laranjeiras, Paulinho Pedraazul, Rubinho do Vale, Pereira da Viola, Pedro Morais e Carlos Farias.
Grupos musicais vão pras praças como o Coral Trovadores do Vale e Coral das Lavadeiras de Almenara; poetas como Gonzaga Medeiros, Cláudio Bento, Luiz Carlos Prates e Wesley Pioest; contadores de causos Tadeu Martins e Jansen Rego; artesãos de barro e madeira como Zefa, Maria Lira, Ulisses, Noemisa e Isabel; as artesãs da cerâmica de Santana do Araçuaí e Turmalina; da tecelagem da Roça Grande, em Berilo.
Neste ano, as ações culturais se darão de 27 de julho a 01 de agosto, em Grão Mogol.
A organização do Festivale, desde 1990, é feita pela FECAJE – Federação de Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha em parceria com a Prefeitura da cidade-sede.
Mais informações:
www.fecaje.org.br, e-mail: fecaje@yahoo.com.br
Ângela (33)8839-4698, José Claudionor: (33)8818-2864.
Site sobre cultura popular do Vale:
www.onhas.com.br .

FPM: Prefeituras do Médio Jequitinhonha recebem repasse de R$ 1,3 milhão

FPM: Prefeituras do Médio Jequitinhonha recebem repasse de R$ 1,3 milhão
Os 18 municípios do Médio Jequitinhonha receberão juntos R$ 1.322.484,59, do FPM - Fundo de Participação dos Municípios. Da nossa região, somente os municípios de Berilo e Novo Cruzeiro não terão estes repasses devido às parcelas repassadas nos três primeiros meses de 2009 serem superiores aos do mesmo período de 2008.

A partir de hoje,25 de maio, todas as prefeituras do país passarão a receber os valores de reposição das perdas do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) referentes ao período de janeiro a março de 2009, tendo como parâmetros os repasses do mesmo período de 2008.

A medida baseia-se na MP 462/09,que estipulou o apoio financeiro aos municípios. A MP foi editada pelo governo Lula para evitar conseqüências negativas da crise econômica mundial. Como disse o deputado Gilmar Machado (PT-MG), a decisão do presidente Lula é garantir aos municípios brasileiros, no mínimo, o mesmo repasse do FPM que receberam em 2008. “O presidente Lula decidiu que nenhum município vai receber menos FPM do que recebeu no ano passado”, ressaltou o deputado.
A partir de agora, o governo vai sempre comparar o repasse do FPM do mês anterior, por exemplo abril de 2008 e 2009, e se houver perda, a diferença será repassada. Essa comparação será feita ao longo de todo este ano.
Clique AQUI para acessar o arquivo com os valores a serem repassados às prefeituras de todo o País.
Valores repassados aos 18 municípios do Médio Jequitinhonha:
1 - Cachoeira do Pajeú, Comercinho,Coronel Murta, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, 65.959,33; 2 - Águas Vermelhas, Francisco Badaró e Ponto dos Volantes, 87.945,77; 3 - Chapada do Norte, Itinga e Virgemda Lapa, 109.932,22; 4 - Itaobim, Medina e Padre Paraíso, 131.918,66; 5 - Pedra Azul, 153.905,12; 6 - Araçuaí, 175.891,57.